fbpx
  • Home
  • Audiência pública debate crise na Citricultura Paulista

Audiência pública debate crise na Citricultura Paulista

Nesta terça-feira, 22 de outubro, a Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa (CAE), presidida pelo deputado Itamar Borges, realizou a audiência pública “Crise e Concentração na Citricultura Paulista”.

A audiência foi motivada pela grave crise enfrentada pelo setor nos últimos anos, que sofre com a redução das vendas internacionais, e o baixo valor pago pelas laranjas aos produtores rurais.

O evento contou com a presença de autoridades do Executivo estadual e federal e de representantes de trabalhadores e pequenos produtores, entidades de produtores e da indústria da laranja.

O deputado Itamar Borges falou sobre a importância da audiência, da presença das pessoas e instituições ali presentes e representadas. “O setor passa por uma grave crise, e esse espaço é muito importante para a construção conjunta de novos caminhos para a citricultura no Estado”.

A secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado, Mônika Bergamaschi, foi representada na audiência pelo coordenador da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta), Orlando Melo de Castro.

Em nome do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esteve presente o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, que anunciou que a partir do próximo mês a citricultura voltará a se inserir na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), atendendo a reivindicação levada ao ministério.

Borges ressaltou a importância da união da cadeia produtiva da citricultura. “A união entre produtores e industria é imprescindível para que o poder executivo, tanto estadual, quanto federal, perceba a força das reivindicações do setor”, afirmou.

O parlamentar também a necessidade de se apoiar e proteger os pequenos produtores rurais, e a importância da presença do deputado Federal Edinho Araújo, como forma de aproximar o debate sobre a citricultura paulista da Câmara Federal.

Estiveram presentes na audiência, e fizeram parte da mesa de trabalhos, os deputados estaduais Itamar Borges, José Bittencourt, Edinho Silva, Zico Prado, Carlos Cezar, Professor Tito, Orlando Bolçone, Ana do Carmo e Barros Munhoz, além do deputado federal Edinho Araújo.

A mesa foi composta também pelo professor Hildo Meirelles de Souza, economista da Universidade de São Carlos; Flávio Viegas, da Associtrus; Frauzio Ruiz Sanches, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp); Ibiapaba Netto, diretor-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (Cibrus-BR); João Sampaio Filho, do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP (Cosag); Cesário Ramalho da Silva, da Sociedade Rural Brasileira; Florisvaldo, prefeito de Ibitinga; e Abel Barreto, representando os sindicatos de trabalhadores rurais das dezenas de cidades presentes ao evento.

Assessoria de Imprensa

leave a comment