fbpx
  • Home
  • Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS

Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS

Evento Fehosp (1)Evento Fehosp (2)Aproximadamente 400 pessoas, lideranças municipais, provedores e superintendentes de Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, reuniram-se nesta segunda-feira (13), no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa.

 

Edson Rogati, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) e da Confederação conduziu a reunião, que faz parte do Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS – formado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), suas federações estaduais e os 50 maiores hospitais filantrópicos do país.

 

Rogati esclareceu que o objetivo do movimento é alertar a população, a mídia e o governo sobre a ameaça de iminente colapso dos hospitais beneficentes e as graves conseqüências que isso pode acarretar para o SUS.

 

Silverio Crestana representando o deputado estadual Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos deu as boas vindas aos participantes e destacou as iniciativas que os parlamentares realizam em prol das políticas públicas para a saúde.

 

A sra Maria de Fátima Conceição, assessora da FEHOSP fez uma exposição mostrando a realidade do SUS, que em função de desarticulação entre os níveis de gestores, o subfinanciamento e a descontinuidade de políticas está gerando uma crise permanente nos Hospitais Filantrópicos, que atendem mais 51 % das internações do SUS, no Estado de São Paulo.

 

O Secretário Adjunto da Saúde de SP Dr Wilson Polara, representou a Secretaria e também o Conselho Nacional dos Secretários da Saúde – CONAS. Ele destacou as iniciativas do governo do estado e assegurou que o Programa Rede Sustentável demonstrou ser eficiente e será fortalecido com a inclusão de outros programas e demais subsídios oferecidos pelo Estado.

 

Também participaram as seguintes autoridades: Deputados Federais Arnaldo Faria de Sá e Fausto Pinato, a Prefeita de Ourinhos Belkis Fernandes, o representante do Conselho Federal de Medicina, Ruy Y. Tanigawa, o presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer, além de outros prefeitos municipais, vereadores e secretários de saúde.

 

Os participantes vieram em caravanas de dezenas de municípios. Os municípios que trouxeram maior número de participantes foram Santos (52) e Ribeirão Pires (50).

 

O próximo encontro do movimento será dia 04/08 na Câmara dos Deputados, em Brasília – DF, e será intitulado “Dia D em Defesa da Saúde – Ação Nacional”.

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment