fbpx
  • Home
  • Usinas hidrelétricas: secretário de Energia garante que municípios de Ilha Solteira e Castilho não serão prejudicados

Usinas hidrelétricas: secretário de Energia garante que municípios de Ilha Solteira e Castilho não serão prejudicados

unnamed 2Nesta sexta-feira, 11 de setembro, o deputado Itamar Borges (PMDB), acompanhou as comitivas de Ilha Solteira e Castilho em audiência com o secretário de Energia, João Carlos Meirelles.

 

Esta foi a terceira audiência realizada na semana para tratar da manutenção das sedes administrativas das Usinas de Ilha Solteira e Jupiá nos municípios. Anteriormente o deputado Itamar e as comitivas das cidades haviam participado de encontros na Secretaria da Fazenda e no Instituto Geográfico e Cartográfico.

 

Segundo o secretário Meirelles, a Secretaria de Energia está atenta ao problema e já realizou reuniões com o Ministério de Minas e Energia para discutir e ajustar os termos do leilão das Usinas.

Meirelles afirmou também que a CESP, atual administradora das Usinas, participará do leilão. “Estamos trabalhando com responsabilidade e seriedade para que a CESP entre nesse leilão com a possibilidade de ganhar. Este é o nosso objetivo”, afirmou.

Caso a CESP seja a vencedora do leilão, que está marcado inicialmente para o dia 30 de outubro, as sedes administrativas das usinas serão mantidas nos municípios.

 

O deputado Itamar Borges, que manifesta preocupação com a troca de administração das Usinas desde o ano passado, comemorou a posição do secretário. “Esta é uma ótima notícia. A participação da CESP no leilão era um dos pleitos dos municípios e hoje vimos que a Secretaria está empenhada em manter o controle das Usinas”, ressaltou.

 

O secretário Meirelles também afirmou que caso a CESP perca o leilão, os municípios de Ilha Solteira e Castilho não serão prejudicados. “É uma luta de muitas frentes. Vamos primeiro buscar adequar os termos do edital do leilão; vamos também realizar uma boa engenharia financeira para entrar no leilão com a possibilidade real de vencer e em último caso vamos buscar alternativas para que os municípios não percam arrecadação”, enfatizou o secretário.

 

Itamar enfatizou a importância das comitivas dos municípios, que participaram de diversas audiências. “Com a participação dos prefeitos Jhonny e Bento, vereadores, secretários municipais, fizemos uma verdadeira peregrinação. Estivemos em Brasília, falamos com diversos membros do Governo Federal, participamos de reuniões em São Paulo com diversos órgãos do Governo do Estado, conquistamos apoios importantes e demos visibilidade para o problema”.

 

“Saímos deste encontro com a sensação de vitória. O secretário Meirelles demonstrou o grande esforço que a Secretaria de Energia e o governador Geraldo Alckmin estão fazendo para solucionar a questão. Temos agora três caminhos que podem ser seguidos e a garantia de que os municípios não serão prejudicados” finalizou o deputado Itamar Borges.

Assessoria de Imprensa

leave a comment