fbpx
  • Home
  • Secretário da Educação receberá especialistas em Empreendedorismo para discutir Programa para a Rede Estadual

Secretário da Educação receberá especialistas em Empreendedorismo para discutir Programa para a Rede Estadual

FREPEM

 

O deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem), reuniu-se hoje com o Secretário Estadual da Educação, Dr. José Renato Nalini, para organizar uma reunião com os membros do grupo de trabalho, sobre educação empreendedora. O consultor da Frepem, Silverio Crestana, também participou do encontro.

 

O parlamentar mencionou que “a Frente Parlamentar do Empreendedorismo integrada por 70 deputados estaduais e 59 instituições coloca-se à disposição da Secretaria, para contribuir na implementação da Lei 15.693/2015, que criou o Plano Estadual de Educação Empreendedora”. E lembrou: “Quando fui prefeito implantamos a disciplina de empreendedorismo na rede municipal e foi um sucesso! O rendimento escolar aumentou, diminuiu a evasão, ficamos em primeiro lugar no IDEB, os pais participavam das atividades escolares e o município tornou-se referência em empreendedorismo”. Itamar foi prefeito de Santa Fé do Sul.

 

O Secretário agradeceu a colaboração e ressaltou “Estamos dialogando com os alunos, professores e familiares. Desejamos promover programas que contribuam para que as crianças e jovens se interessem mais pela escola, e se tornem protagonistas de suas histórias, dos locais onde vivem e na sociedade. Também queremos que as famílias se envolvam mais com a educação. E um programa de empreendedorismo poderá contribuir com esses objetivos”.

 

Dentre outras ações o Plano contempla a criação de um Centro de Educação Empreendedora, com a missão de disseminar a cultura empreendedora por meio de ações educativas focadas no desenvolvimento de competências e no fortalecimento de princípios éticos. O Centro terá o objetivo de desenvolver metodologias, cursos, jogos, materiais didáticos e disciplinas (inclusive cursos de ensino a distância); capacitar e treinar professores; promover feiras, exposições, eventos e prêmios; estimular as atividades com os alunos; promover parcerias com escolas, universidades, instituições de fomento e apoio ao empreendedorismo, empresas e organizações sociais.

 

No ano passado, a Secretaria da Educação publicou a Resolução SE 40, de 13-8-2015 criando a Comissão Técnica para elaborar o Plano Estadual de Educação Empreendedora, integrada por especialistas de diversos órgãos e entidades que desenvolvem políticas públicas voltadas ao empreendedorismo.

 

Nas próximas semanas o Dr Nalini receberá o deputado Borges com os representantes e especialistas do SEBRAESP, SESCONSP, Centro Paula Souza, USP, UNESP, Unicamp, FGV, Mackenzie, Aliança Empreendedora, Comitê de Jovem Empreendedor – FIESP/CIESP, Fórum Jovens Empreendedores da ACSP, CRC, DSOP – Educação Financeira, Empreende, FACESP, FAESP, FECOMERCIO, FIESP, FESESP, Manacá Educação, SDECTI, SINDCONT, Aimes, Transformação Empreendedora, ADESAMPA entre outras instituições.

 

 

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment