fbpx
  • Home
  • CONFAZ altera para dia 28 o prazo de entrega da DeSTDA

CONFAZ altera para dia 28 o prazo de entrega da DeSTDA

dsc_7354-copia

 

Pleito da Frepem e Sescon-SP é atendido parcialmente.

 

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo – FREPEM e o Sindicato das Empresas de Serviços Contabeis – SESCON-SP estão mantendo interlocução frequente com a Secretaria da Fazenda, para tratar de vários assuntos relativos a obrigações fiscais acessórias, especialmente sobe a extinção da exigência ou mudança na periodicidade de entrega do DeSTDA – Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação.

 

Foram realizadas audiências com o secretário da Fazenda Renato Villela e o coordenador da Coordenadoria de Administração Tributária – CAT Nivaldo Manêa Bianchi. A DeSTDA foi instituída pelo Ajuste SINIEF 12/15, exigida a partir de 2016 das empresas contribuintes do ICMS optantes pelo Simples Nacional na condição de micro e pequena empresas.

 

A boa notícia publicada no DOU de 28.09.16 é que o assunto foi levado ao Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, e em sua última reunião decidiu que “O arquivo digital da DeSTDA deverá ser enviado até o dia 28 (vinte e oito) do mês subsequente ao encerramento do período de apuração, ou quando for o caso, até o primeiro dia útil imediatamente seguinte. ”

 

O deputado Itamar Borges, presidente da FREPEM comemorou a conquista e esclareceu “Essa medida passa a valer a partir de outubro, porque a SEFAZ já havia atendido o nosso pedido para a mudança do prazo de entrega da declaração de 20 para 30 de agosto. ” E justificou, “Isso foi conseguido graças aos esforços do SESCON-SP, por meio do presidente Marcio Shimomoto, que reuniu centenas de relatórios de ouvidoria, com reclamações e sugestões e levou ao Secretário da Fazenda”.

 

“O atendimento a mais este pleito é uma notícia muito positiva, pois esta mudança de prazo para a entrega, e o acréscimo de mais de uma semana no transcorrer do mês, dará mais flexibilidade às empresas com todo o processo envolvendo a obrigação acessória”, explica o presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Márcio Massao Shimomoto, ao agradecer também a parceria do deputado Itamar Borges.

 

Assessoria de Imprensa

 

leave a comment