fbpx
  • Home
  • CPI da Citricultura apresenta relatório de conclusão de atividades, mas deputados continuarão a investigação

CPI da Citricultura apresenta relatório de conclusão de atividades, mas deputados continuarão a investigação

 

 

Nesta quarta-feira, 16 de agosto, o deputado Itamar Borges (PMDB) participou da reunião final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de investigar a eventual prática de Cartelização da indústria da citricultura no Estado de São Paulo.

 

Durante o encontro, foi votado e aprovado o relatório de conclusão dos trabalhos da CPI, apresentado pelo deputado Marcos Vinholi.

 

Nos 78 dias de atividade, a CPI realizou 10 audiências, colheu depoimentos, aprovou requerimentos, estudou documentações, e recebeu autoridades federais e estaduais, especialistas, jornalistas, representantes da sociedade civil, indústrias, produtores, prefeitos, e representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE.

 

“Tivemos um período curto de trabalho, porém conseguimos realizar audiências importantes e verificar indícios de irregularidades. Foi um primeiro passo. Estamos articulando a criação de uma nova CPI sobre o mesmo tema para darmos prosseguimento ao assunto”, afirmou o deputado Itamar Borges.

 

O Estado de São Paulo concentra cerca de 80% da produção brasileira de citros, porém, o número de citricultores caiu drasticamente nas últimas décadas, concentrando a produção.

 

Dados apresentados pela Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) mostram que, de 2011 a 2016, quase 50% dos pequenos e médios produtores de laranja saíram da atividade.

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment