fbpx
  • Home
  • Workshop do Deconcic lança hotsite “Guia da Edificação Segura”

Workshop do Deconcic lança hotsite “Guia da Edificação Segura”

O presidente da Frente Parlamentar da Indústria da Construção (FPIC) da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Itamar Borges (PMDB), participou nesta segunda-feira, 30 de outubro, do Workshop Edificação Segura com lançamento do hotsite “Guia da Edificação Segura”, do DECONCIC (Departamento da Indústria da Construção) da FIESP.

 

O evento discutiu a importância da segurança em edificações, a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância de regularizá-las, tanto no setor público quanto no privado, e a importância da criação de leis com obrigatoriedade de inspeções técnicas periódicas.

 

Com o lançamento do site, será possível acompanhar informações e notícias sobre o tema. De fácil entendimento, o conteúdo disponibilizado no site é separado por temas, com informações sobre projeto, mão de obra qualificada, materiais, serviços, inspeção e manutenção predial, além de dados sobre os subsistemas estrutural, hidráulico, de gás, elétrico e de proteção contra o incêndio.

 

“O Guia da Edificação Segura surgiu a partir da preocupação do Grupo de Trabalho (GT) do Departamento da Construção (Deconcic) da Fiesp com relação as edificações antigas, com mais de 15 anos. Houve, por exemplo, uma mudança de comportamento e consumo de energia elétrica, mas as edificações antigas não foram adaptadas para essa nova realidade”, explica Valdemir Romero, coordenador do GT.

 

O Grupo de Trabalho surgiu em 2014, são 18 entidades da indústria participantes, 28 representantes e 4 departamentos da Fiesp envolvidos.

 

O deputado Itamar Borges agradeceu a oportunidade de estar presente novamente na Fiesp e participar do debate. “Temos trabalhado juntos, através do Deconcic com o diretor Caco Auricchio e toda equipe, e também dos demais departamentos que compõem esse debate. O nosso foco é nos preparar, buscar mecanismos e ferramentas para prevenção e inspeção periódica depois de decorrido o período de vigência e das instalações e das obras”, disse o parlamentar.

 

Borges, que falou sobre a atuação da FPIC, disse que é importante cobrar da Casa Civil uma resposta sobre a minuta com relação à padronização dos códigos de obras municipais e a disseminação do licenciamento integrado de obras nas prefeituras elaborada durante Congresso da APM em parceria com a Fiesp e FPIC.

 

O parlamentar também falou sobre o projeto de lei que institui a política estadual de inspeção predial e a obrigatoriedade de inspeção periódica nas edificações no Estado. “Nós fomos vítimas de uma interpretação equivocada do governo do Estado no aspecto da recepção da lei construída neste grupo de trabalho. Estamos agora, construindo a elaboração de um novo projeto”, disse.

 

Por fim, Itamar Borges parabenizou a APM (Associação Paulista dos Municípios) que completa 69 anos nesta quinta-feira e pela inauguração da nova sede da Associação.

 

A mesa de trabalhos foi composta pelo diretor do DECONCIC e coordenador do Grupo de Trabalho ‘Segurança em Edificações’, Valdemir Romero, o especialista em instalações elétricasHilton Moreno, o Coronel PM Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de SP, Cassio Roberto Armani, o diretor da Pedro Mendes da Rocha Arquitetos Associados e Arquiteto responsável pela reconstrução do museu da Língua Portuguesa, Pedro Mendes da Rocha, o presidente da APM, Carlos Cruz, o secretário Adjunto de Serviços e Obras do Município de São Paulo Luiz Ricardo Santoro, e o vice-presidente da Fiesp, Dagmar Cupaiolo.

 

Também esteve presente, diretor do Departamento de Segurança da Fiesp, José Roberto Sevieri, presidente do SINDRATAR, Carlos Trombini, da chefia de gabinete da Casa Civil, Ricardo Viegas, representantes do setor da construção, diretores de departamentos da Fiesp, membros e especialistas.

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment