fbpx
  • Home
  • Secretário Itamar Borges recebe em audiência João Marchesan, presidente da Abimaq

Secretário Itamar Borges recebe em audiência João Marchesan, presidente da Abimaq

O secretário Itamar Borges e o secretário-executivo Francisco Matturro receberam em audiência João Marchesan, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e José Velloso, presidente-executivo da entidade. A reunião ocorreu nesta terça-feira na sede da Pasta, e contou com a participação dos presidentes de quatro câmaras setoriais que têm relação com o agronegócio.
Na abertura, o secretário reforçou a intenção de construir uma proposta de gestão a partir de consensos, ouvindo as reivindicações de representantes do setor, prefeitos e secretários de agricultura dos municípios, além de técnicos e pesquisadores de dentro e fora da Pasta. “Nossa intenção é integrar. O sucesso de um é o sucesso de todos”, ressaltou Itamar Borges.
O agro é visto como grandes conglomerados, destacou Francisco Matturro – Chiquinho, lembrando empresas que batem recordes de faturamento e têm ações negociadas em Bolsa. Porém, afirmou o secretário-executivo, esse não é o foco de trabalho da Secretaria de Agricultura. “Nós queremos apoiar o pequeno com capacitação e conhecimento de gestão”, reiterou, destacando a importância de conscientizar os agricultores sobre os sistemas de produção integrada, a exemplo do ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta).
Marchesan destacou a importância de apoiar os Institutos de Pesquisa. “A Embrapa saiu dali”, afirmou, lembrando que a ciência não se faz da noite para o dia, leva tempo, “mas faz a coisa acontecer”, conclui. Para o presidente da Abimaq, o sistema ILPF tem que ser fortalecido, pois significa mais renda para o produtor e menor desgaste para o meio ambiente.
Pedro Estevão de Oliveira, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), afirmou que a atitude de Itamar Borges ouvindo o setor é a fórmula certa para garantir um bom trabalho e se colocou à disposição para colaborar com a empreitada. De acordo com ele, apoiar o desenvolvimento do setor é uma causa que ultrapassa o negócio.
Leia matéria completa em www.agricultura.sp.gov.br