fbpx
  • Home
  • Mais tecnologia e produtividade para os produtores de batata-doce de Presidente Prudente

Mais tecnologia e produtividade para os produtores de batata-doce de Presidente Prudente

O Instituto Agronômico (IAC) e a APTA Regional de Presidente Prudente, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançaram hoje, 24/6, seis novas cultivares de batata-doce, em evento com o governador João Doria, com o secretário Itamar Borges, além de deputados, prefeitos e lideranças da região do Pontal do Paranapanema.
As cultivares foram entregues de forma simbólica a Ademir José Corte, presidente da Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente e Região).
Os materiais apresentam alta produtividade, com desempenho que supera o dobro da produtividade média no Brasil, além de terem alto teor de nutrientes e características que agradam os agricultores, indústria e consumidores.
O governador ressaltou a importância da batata-doce para o Estado de São Paulo. “Somos o segundo estado que mais produz batata-doce no Brasil e o segundo maior produtor da América do Sul. Com os estudos de vocês da APTA, vamos a caminho da liderança. São Paulo vai se tornar o maior produtor de batata-doce do Brasil e da América do Sul”, afirmou.
“Quem acredita na ciência e na pesquisa, faz a diferença. Ao longo da história, oito cultivares de batata-doce foram desenvolvidas pelas nossas unidades e três cultivares atualmente são predominantes. Hoje, estamos entregando seis”, disse Borges.
O secretário também destacou a implantação da primeira unidade de transferência de tecnologia (vitrine tecnológica) na cidade, que disponibilizará materiais sadios de batata-doce e demonstrará tecnologias para os produtores.
Outro ponto importante dos anúncios feitos pelo governador no evento foi a projeto de lei que permite a outorga de título e domínio de produtores rurais do assentamentos do Estado.
O ato contou com a presença de diversos prefeitos e lideranças, entre eles o secretário de Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa; secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; secretário-executivo da Habitação, Fernando Marangoni; secretário-chefe da Casa Militar, Walter Nyakas Júnior; deputado estadual, Mauro Bragatto; deputado estadual, Vinicius  Camarinha; e o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas.