fbpx
  • Home
  • Em Manduri, na Fazenda Ataliba Leonel, Secretário de Agricultura de SP realiza entregas em “Dia de Campo” da CATI

Em Manduri, na Fazenda Ataliba Leonel, Secretário de Agricultura de SP realiza entregas em “Dia de Campo” da CATI

 

A visita à Fazenda Ataliba Leonel (CATI-SAA), em Manduri, foi marcada por visita aos locais de treinamento do “Dia de Campo” da CATI e entregas pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, pelo Secretário Executivo, Francisco Matturro, e pelo Subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, nesta quinta-feira, dia 10.

Cerca de 130 técnicos da SAA de todas as regionais receberam atualizações e treinamentos em campos de soja e de amendoim durante o Dia de Campo. Os técnicos vieram das mais diversas regiões produtoras de grãos. O Secretário Itamar visitou as plantações e conversou com os técnicos que estavam em campo.

Em seguida, Itamar realizou a entrega e descerrou a placa de revitalização do Armazém para Sementes, entregou dois tratores (um de 60 cavalos e outro com 125 cavalos de potência com lâminas), além de um caminhão VUC para transporte de mudas.

Com mais quatro empilhadeiras que já foram adquiridas para o trabalho no armazém e estão sendo importadas, o valor das entregas soma R$ 2.530.500,00.

O Prefeito de Manduri, Nivaldo Justi, o Coordenador da CATI, Alexandre Grassi, o diretor da CATI Sementes e Mudas, Gerson Cazentini Filho, o Diretor da Fazenda Ataliba Leonel, Fernando Alves dos Santos, estiveram presentes na ocasião.

A Ataliba Leonel, conhecida como Fazenda do Estado, é vinculada à CATI Sementes e Mudas, é uma unidade da CATI-SAA, sendo a principal responsável pela produção de sementes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP (SAA). Conta com 3.400ha − sendo a metade mata nativa −, que compõem uma Área de Proteção Ambiental (APA), de onde são retiradas sementes para formação de mudas florestais, nativas e silvestres. Já 1.400 hectares dessa área são de terras agricultáveis onde são produzidas sementes de milhos variedade, entre eles o AL Avaré, Al Piratininga e AL Paraguaçu, tanto de forma convencional quanto orgânico.

Além do milho, a Fazenda produz e vende sementes de girassol (variedade grãos e óleo), nabo forrageiro, aveias branca e preta, entre outras, dependendo da época em que promove a rotação de culturas, adotando sistemas sustentáveis de conservação do solo.

No local também se trabalha com Integração Lavoura Pecuária (ILP) e Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), além de áreas para a produção orgânica que é certificada. Os servidores da Fazenda ainda realizam trabalho de melhoramento genético com 120 matrizes de Nelore Mocho em parceria com a APTA.

Estiveram presentes a Diretora do Laboratório de Sementes e Mudas da CATI, Patrícia Cursi; o coordenador do Programa de Amendoim do IAC, Inácio Godoy; o servidor da CATI Rubens Koudi Iamanaka; os Diretores das regionais da CATI: de Bauru, Marco Beraldo; de Araçatuba, Washington Massao Oi; de Guaratinguetá, Osmar Felipe Jr.; de Ourinhos, Sérgio Tambara; de Ribeirão Preto, Carlos Henrique; de Avaré (substituto), Euvaldo Júnior; além das vereadoras de Manduri, Meire, e de Santa Cruz do Rio Pardo, Mariana Fernandes; o Presidente da Agroesp, Victor Branco de Araújo; o presidente FECOERESP, Danilo Roque Pasin; o ruralista de Santa Cruz do Rio Pardo, Joao Victor; entre lideranças locais, empresários e servidores da Secretaria.