fbpx
  • Home
  • Projeto de Lei transforma Araçatuba em Aglomeração Urbana

Projeto de Lei transforma Araçatuba em Aglomeração Urbana

De iniciativa do deputado estadual Itamar Borges (PMDB), o projeto de lei complementar nº 54 de 2011 dispõe sobre a criação da Aglomeração Urbana de Araçatuba – AU. O projeto consiste no agrupamento dos municípios de Araçatuba, Birigui, Guararapes, Valparaiso, Bento de Abreu, Rubiácea, Santo Antonio do Aracanguá, Bilac, Coroados, Glicério e Penápolis.

De acordo com o deputado, a união desses municípios tem como objetivo ganhar força regional para o desenvolvimento de cada cidade. Na cidade de Araçatuba estão instalados órgãos federais e estaduais, tais como, Justiça Federal, Advocacia Geral da União, Defensoria Pública, Procuradorias Estadual e Federal, Diretoria Regional de Saúde, Diretoria Regional de Ensino, Divisão Regional do DER, Unidade Regional Secretaria da Fazenda, IBAMA, CETESB, Comando de Policiamento do Interior, Policia Federal, entre outros órgãos “o que justifica a escolha da cidade para ser sede dessa aglomeração” salientou o deputado.

Para Itamar que é presidente da Comissão de Atividades Econômicas na Assembleia Legislativa, essas cidades são de extrema importância para o Estado e têm potencial para se fortalecer ainda mais. “A região destaca-se pela economia agropecuária e muitos outros setores da economia, como comércio, indústria, turismo, prestação de serviços, além de ser um pólo estudantil com inúmeras instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas” disse.

Outro fator destacado por Itamar Borges em seu projeto é a importância da indústria sucroalcooleira que gera renda e milhares de empregos na região.

De acordo com o parlamentar, a aglomeração está encravada na região noroeste do estado e tem como principal via de acesso a rodovia Marechal Rondon que em Araçatuba transforma-se num importante entroncamento rodoviário. A hidrovia e a ferrovia são outros meios de transporte da região.  Araçatuba possui um porto intermodal e é sede também de um aeroporto internacional.

“Todas as cidades que integrarão a novel aglomeração urbana têm pontos relevantes que contribuem com o desenvolvimento de toda a região e do estado. A formação de uma rede entre diferentes cidades fomenta o desenvolvimento e as interações sociais, culturais, econômicas e financeiras da região e consequentemente contribuem para a pujança do nosso Estado”, encerrou Itamar.

Assessoria de Imprensa

leave a comment