fbpx
  • Home
  • Carta de São Paulo pelo Empreendedorismo: Frepem formula sugestões para melhoria do ambiente de negócios

Carta de São Paulo pelo Empreendedorismo: Frepem formula sugestões para melhoria do ambiente de negócios

 

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo, presidida pelo deputado Itamar Borges, reuniu-se na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 14 de dezembro, para discutir os principais gargalos que atingem os empreendedores e as micro e pequenas empresas paulistas. O objetivo do grupo é construir uma Carta pelo Empreendedorismo, para ser entregue ao novo governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, logo após ele tomar posse em janeiro.

 

Representantes de instituições como SebraeSP, Fapesp, DesenvolveSP, Jucesp e Banco do Povo apresentaram os principais avanços na implementação de programas de apoio e atendimento aos empreendedores. Técnicos e especialistas de 32 entidades dos diferentes setores empresariais (indústria, comercio, serviço e agropecuária), das universidades, fundações, agências de inovação e desenvolvimento também participaram da reunião e expuseram suas demandas e propostas para melhorar o ambiente de negócios no estado de São Paulo.

 

“Nossa marca é o diálogo, o trabalho colaborativo e a integração de esforços entre governo e os setores de negócios. E assim seguiremos nesse próximo mandato, ainda mais fortalecidos pela expressiva confiança que recebemos e pelo compromisso renovado que assumimos. Visualizamos boas oportunidades e temos esperança de que no próximo período serão implantadas novas políticas públicas em prol do empreendedorismo”, destacou o deputado Itamar Borges.

 

O presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, ressaltou a necessidade de união e integração dos agentes públicos e empresariais, realização de reformas e defendeu medidas práticas que melhorem o dia a dia das empresas.

 

O superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi, a chefe de gabinete da DesenvolveSP, Juliana Cardoso, a coordenadora de Políticas de Empreendedorismo do Banco do Povo, Sueli Cavalhero, e o gerente de relações institucionais da FAPESP, Horácio Forjaz, relataram os principais avanços e impacto no atendimento dos empreendedores.

 

A Carta terá sugestões e propostas de políticas públicas para melhorar o ambiente de negócios: inovação, crédito, simplificação, desoneração tributária, novos mercados, capacitação técnica e gerencial, incentivo ao empreendedorismo social, de minorias e de periferia, cooperativismo e produção criativa.

 

Agora a Frepem irá resumir todas as apresentações e propostas, elaborar uma minuta do material e enviar aos membros da Frente Parlamentar. Após a conclusão do texto, previsto para janeiro, será realizado um evento para a entrega da Carta ao futuro governador Tarcísio de Freitas. Novas sugestões ou propostas poderão ser enviadas para o e-mail: frepem@al.sp.gov.br.

 

Também participaram do encontro o consultor da Frepem, Silverio Crestana, o gerente Institucional e Jurídico do Sescon-SP, Marcos Kazuo, e representantes de entidades, órgãos públicos e instituições como Fiesp, Associação Comercial, Fercomercio, FAESP, Adesampa, APTA/SAA, USP, Unicamp, Unesp, UFABC, Mackenzie, IPT, OAB, Cresci-SP, CRCSP, Sindcont-SP, Fundação Vanzolini, Fejesp, Uvesp, entre outras.