fbpx
  • Home
  • Governo atende pleito da FREPEM para eliminação da GIA

Governo atende pleito da FREPEM para eliminação da GIA

Decreto no 67.568 de 15 de março de 2023, publicado no Diário Oficial de hoje, prevê a possibilidade de dispensa de entrega da GIA – Guia de Informação e Apuração do ICMS, para os contribuintes obrigados a entregar EFD – Escrituração Fiscal Digital.

Essa medida, que deverá ser regulamentada provavelmente por meio de Portaria da Secretaria da Fazenda, vem sendo discutida no Grupo de Trabalho da SEFAZ com a participação da FREPEM, Sescon-SP, Sebrae, CRC, Sindcont e outras entidades.

O Estado de São Paulo é um dos estados que ainda mantém a obrigatoriedade de entrega da GIA. Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte já deixaram de exigir o envio da declaração, que reúne informações semelhantes às já prestadas na EFD-ICMS. No Estado de São Paulo, cerca de 350 mil contribuintes são obrigados a entregar a GIA.

A Secretaria da Fazenda de SP iniciou em novembro de 2018, a fase de transição do projeto de eliminação da GIA, que visa retirar a necessidade da entrega mensal de duas declarações similares: a GIA e a EFD.

O deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da ALESP – FREPEM, comentou a medida: “Durante todo esse tempo debatemos com os secretários e técnicos da Receita Estadual, que argumentam que a GIA reúne informações importantes para os municípios, sendo um instrumento para o cálculo do índice de participação do ICMS para cada cidade. Agora o Decreto do Governador Tarcísio de Freitas será regulamentado e o fim da exigência deverá ser de forma gradual, a partir da análise de relatórios gerados para a comparação dos dados da GIA e a EFD.”

Na mesma linha, comemora o presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão: “Trata-se de uma grande conquista do Sescon-SP, das entidades contábeis paulistas e do Deputado Itamar Borges, que sempre apoiou incondicionalmente esse pleito. Hoje, após a publicação deste Decreto pelo Governador e seu secretariado, colhemos o fruto desse trabalho, visando a simplificação e desburocratização da vida dos contadores e dos empreendedores em nosso Estado”.

Esse pleito integra a Carta pelo Empreendedorismo ao Governo de São Paulo, documento elaborado com a participação de representantes e técnicos das instituições parceiras e dos gabinetes dos parlamentares da FREPEM, com o objetivo de apresentar ao Governador Tarcísio de Freitas e seus Secretários as principais propostas dos setores de negócios, para as políticas públicas que visam melhorar o ambiente empreendedor paulista. A Carta deverá ser entregue ao governador, nos próximos dias em audiência no Palácio dos Bandeirantes.