fbpx
  • Home
  • Itamar participa da CPI do Ensino Superior

Itamar participa da CPI do Ensino Superior

O deputado Itamar Borges participou da CPI constituída com a finalidade de apurar a situação do ensino superior nas instituições particulares, presidida por Celso Giglio (PSDB). A Comissão aprovou o relatório final apresentado por Simão Pedro (PT).

O texto traz muitas recomendações aos órgãos competentes, ao governo federal e ao Congresso Nacional sobre os cursos que oferecem maiores oportunidades no mercado de trabalho, como medicina e engenharia.

Segundo o relator Simão Pedro, foi traçado um real diagnóstico do ensino superior privado, que oferece 92% do total das vagas universitárias no Estado de São Paulo. Outra situação mencionada no relatório refere-se ao exame do processo de incorporação de faculdades por outras, o que vem gerando problemas, pois tende a baixar a qualidade do ensino.

“As universidades devem ser respeitadas por sua função principal que é oferecer pesquisas, difundir conhecimentos, e ser um espaço democrático para a formação de cidadãos. Não podemos aceitar que se transforme em apenas um produto de venda. Isso faz com que todos os anos milhares de recém formados batalhem no mercado de trabalho sem a qualificação necessária que poderiam ter recebido se a educação não fosse vista pelo ângulo comercial”, diz Itamar Borges.

Também será aconselhada a investigação de propaganda enganosa feita por instituições que alegam oferecer ensino gratuito, o que não é verdade, uma vez que o Fies é um programa do governo federal, que oferece bolsas de estudo a alunos de menor poder aquisitivo.

Participaram da votação do relatório: Geraldo Cruz (PT), Vitor Sapienza (PPS), Geraldo Vinholi (PSDB), Leci Brandão (PCdoB), Itamar Borges (PMDB) e Adilson Rossi (PSB).

Assessoria de Imprensa

leave a comment