fbpx
  • Home
  • Nova FATEC Matão Luiz Marchesan entra na previsão orçamentária de 2026

Nova FATEC Matão Luiz Marchesan entra na previsão orçamentária de 2026

Matão avança na consolidação de seu maior projeto de educação tecnológica

Matão dá mais um passo decisivo para a consolidação de um dos maiores projetos educacionais de sua história: a construção da nova FATEC Matão Luiz Marchesan. Após o envio da última planilha técnica pela Prefeitura, em fevereiro, a obra foi oficialmente incluída na previsão orçamentária de 2026, no valor de R$ 30.446.038,99, e seguirá agora para a CGAF – Unidade de Finanças do Centro Paula Souza, responsável pela elaboração do edital de licitação.

O novo campus será implantado em uma área de 20 mil metros quadrados, com 4.074,30 m² de área construída, abrigando salas modernas, laboratórios e espaços adequados para aulas teóricas e práticas. A nova estrutura permitirá triplicar a capacidade de atendimento, ampliando o acesso ao ensino superior tecnológico gratuito para estudantes de Matão e de toda a região.

O projeto é resultado de um sonho coletivo que começou antes de 2019, quando educadores, lideranças e empresários da cidade se mobilizaram pela implantação de uma FATEC no município. Dr. Luis Cerqueira e o professor Luiz Antonio Daniel foram protagonistas dessa trajetória: eles idealizaram, articularam e, em 2019, conseguiram implantar a FATEC em Matão, dando início a um projeto que hoje se consolida com uma sede definitiva e moderna.

A nova unidade também será o marco inicial do projeto DUO, um modelo educacional pioneiro que integrará as aulas práticas às empresas parceiras, utilizando equipamentos e tecnologias do ambiente produtivo real. A proposta fortalece a formação profissional e amplia as oportunidades de empregabilidade dos estudantes.

Para o deputado estadual Itamar Borges, a conquista representa um divisor de águas para a cidade e a região.

“A FATEC de Matão é fruto de um sonho coletivo que virou política pública. Eu e o deputado federal Baleia Rossi trabalhamos por anos, atravessamos diferentes governos e etapas técnicas, e hoje, com a política de fortalecimento do ensino profissionalizando aplicar pelo professor Clóvis Dias no Centro Paula Souza, vemos esse projeto ganhar corpo com orçamento garantido. Essa nova unidade vai transformar a vida de milhares de jovens, gerar desenvolvimento e preparar profissionais para o mercado de trabalho que o futuro exige”, afirmou o parlamentar.

A conquista é fruto do trabalho conjunto entre o município, o Centro Paula Souza e o Governo do Estado de São Paulo. O projeto conta com o apoio de Francisco Matturro, do diretor da Fatec Marcelo Picchi, do prefeito Cido Ferrari, do vice-prefeito Diego Mingorance, do presidente da Câmara Paulo Bernardi, de William Gaetano, Alex Antoniosi, Zezé Trevizanelli, Alexandre Tessi, Walter Baldan Filho, Marcos Galli, e do governador Tarcísio de Freitas e o superintende do Centro Paula Souza prof.Clóvis Dias, que têm ampliado de forma consistente o ensino profissionalizante e tecnológico gratuito em todo o Estado

Com a nova FATEC, Matão se consolida como um polo de formação, inovação e desenvolvimento regional, conectando educação de qualidade às demandas do mercado e ao futuro da juventude paulista.