fbpx
  • Home
  • Comissão recebe o secretário de Saúde para prestar contas sobre a Pasta

Comissão recebe o secretário de Saúde para prestar contas sobre a Pasta

 

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniu na tarde desta terça-feira, 15 de dezembro, em ambiente virtual, para deliberar pauta com diversos temas, como a vacina da Covid-19 e outros assuntos relacionados à área. Na sequência, a Comissão ouviu o secretário de Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, e sua equipe, para prestação de contas do andamento da gestão e avaliação das ações, programas e metas da Pasta. O deputado Itamar Borges acompanhou a reunião on-line.

 

Na oportunidade, o secretário apresentou dados sobre as redes de serviços estaduais constituídas pela administração direta, indireta e OSS; demonstrativo de aplicação de recursos na saúde; produção ambulatorial do SUS no Estado de São Paulo; recursos financeiros Estaduais aos Hospitais Filantrópicos; repasses financeiros para saúde a Atenção Básica.

 

Dentre os programas desenvolvidos para ajudar a saúde do Estado a atender a população nesse período de pandemia, o secretário apresentou o programa Remédio Agora, um aplicativo que permite o agendamento do horário de retirada na farmácia, o que fez com que promovesse uma diminuição do tempo de atendimentos, que era 4h para 15 minutos, além de agilizar o atendimento, diminui também os riscos que a pandemia traz à população. Também promove alertas de disponibilidade dos remédios e proximidades da data de retirada, sem correr risco de perder a medicação. O programa tende a ser estendido nos próximos meses.

 

Outra iniciativa que está ajudando muito na pandemia, são programas denominados Multisaúde, que abrange 30 municípios por meio de telediagnósticos, teleconsultas e teletriagens e contam ainda com plataformas de laudos e inteligência artificial.

 

A Secretaria, entre outras ações, investiu na expansão de leitos; projetos de TeleUTI, que já correspondem a 19 hospitais e 600 leitos assistidos; compra e realizações de testes covid-19, com a ampliação da rede laboratorial do Estado; aquisição e distribuições de EPI para a rede SUS, que foram distribuídos para unidades primárias de atenção à saúde dos 645 municípios; investimentos e financiamentos das ações de enfretamento ao coronavírus.

 

O secretário Jean apresentou ainda um balanço da situação epidemiológica da Covid, da Dengue e do Sarampo no Estado, falou sobre a importância do Instituto Butantã na criação da Vacina- Covid19 e a necessidade de continuarmos nos protegendo e seguindo os protocolos de segurança, enquanto a vacina não chega. Na ocasião, detalhou o plano de imunização Covid-19, que terá 5.200 pontos de vacinação nos 645 municípios, com meta de ampliação para 10 mil pontos. A campanha vai começar no dia 25 de janeiro, com prioridade para profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas na primeira etapa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e sábados, domingos e feriados, das 7h às 17h.