fbpx
  • Home
  • Prédio do Instituto Biológico, símbolo da art decó na cidade de São Paulo, será restaurado

Prédio do Instituto Biológico, símbolo da art decó na cidade de São Paulo, será restaurado

Autorizo para obra foi dado pelo vice-governador Rodrigo Garcia e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, durante abertura do evento AgriFutura

 

No ano em que completa 95 anos, o Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ganhará um grande presente: o início do restauro de seu prédio, uma construção icônica da cidade de São Paulo, em estilo art decó. Projetado pelo arquiteto Mário Whately na década de 1920, o prédio do IB foi inaugurado em meados de 1940 e é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana. O autorizo para início do restauro foi assinado por Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo, e Itamar Borges, secretário de Agricultura, durante abertura do festival de inovação no agronegócio, AgriFutura, que ocorre até domingo.

 

A abertura do evento, realizado pela Secretaria de Agricultura e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), reuniu diversas autoridades, como o secretário-executivo, Francisco Matturro, o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, o subsecretário de Abastecimento, Celso Matsuda, o chefe de gabinete da Secretaria, Ricardo Lorenzini, o coordenador da APTA, Sergio Tutui, além de servidores, deputados federais e entidade do agro.

 

“Hoje celebramos com esse restauro a preservação da história, mas também o nosso olhar para o futuro com a inovação”, lembrou Garcia.

 

A presidente da Associação da Vila Mariana, Denise Delfim, falou no evento em nome da comunidade do bairro e lembrou a luta de todos pelo restauro do prédio, um patrimônio histórico do país.

 

“Essa é uma luta antiga. Em uma reunião com o Governador João Doria e com o vice-governador Rodrigo Garcia falei da demanda da comunidade, principalmente por nesse ano o IB comemorar seu 95º aniversário. Eles foram sensíveis e agora temos recurso para começar essa obra”, Itamar.

 

 

“Esse é um presente para esse Instituto, para os servidores e para a toda a sociedade”, comemora Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora do IB.
Prédio icônico começa a ser restaurado no ano do 95º aniversário do IB

 

Com recursos de R$ 2 milhões, aproximadamente, do Governo do Estado de São Paulo, será possível restaurar o embasamento das fachadas do prédio, chamado sócolo de pedra fingida, de 422,5 metros de perímetro e com altura média de 3 m chegando a atingir 3,5m. O revestimento foi inteiramente refeito em 1978.

 

Tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), o prédio da Sede do IB é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana.

Festival AgriFutura trará para hoje o agro do futuro

 

O festival de inovações AgriFutura ocorre ao longo de todo o sábado e também no domingo, na sede do Instituto Biológico. O evento, que teve curadoria dos seis Institutos e 18 Polos regionais de pesquisa da APTA, será palco para apresentação de soluções sustentáveis, trazendo para o hoje o agronegócio do futuro.

 

Participaram da abertura do evento Arnaldo Jardim, deputado federal; Alexandre Frota, deputado federal; Alexandre Grassi, coordenador da CATI; Marcos Landell, diretor do IAC; Celso Vegro, diretor do IEA; Cristiane Neiva, diretora do IP; Giselle Camargo, diretora substituta do Ital; Enilson Ribeiro, diretor do IZ; Daniel Gomes, diretor da APTA Regional; Caroline Darci, assessora da CATI; Marcelo Chain, representante da CDA; Chris Morais, presidente da Câmara Setorial da Pecuária.