fbpx
  • Home
  • AMBIENTALISTAS FAZEM REUNIÃO COM A SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DE SÃO PAULO

AMBIENTALISTAS FAZEM REUNIÃO COM A SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DE SÃO PAULO

 

Com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, e o Secretário Executivo da pasta, Francisco Matturro, representantes de entidades ambientalistas participaram de um encontro de mais de duas horas discutindo os temas do agro e do meio ambiente.

Vieram a sede da SAA, Roberto Resende – da Inciativa Verde, Marina Campos – da The Natural Conservancy e Beloyanis Monteiro – do SOS Mata Atlântica. Pela Secretaria, além dos secretários já citados, participaram o Chefe de Gabinete, Ricardo Lorenzini, Luís Madi do Ital, e os assessores Cristina Murgel, Ariel Mendes, Alberto Amorim, João Brunelli, Francisco Martins e Jairo Tcatchenco – como convidado on-line participou Mauro Armelin, do Observatório do Código Florestal.

Entre muitos assuntos, foram debatidos o e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa Agro Legal e a efetivação do Programa de Regularização Ambiental (PRA)

Os ambientalistas, mostraram preocupação com três pontos que consideram fundamentais; segurança jurídica, apoio aos produtores e utilização da ciência

O Secretário relatou que a SAA está comprometida com pontos destacados e participou os presentes sobre o andamento do Programa Agro Legal, destacando todo o esforço para dar maior celeridade a análise dos Cadastros, com a instituição de mecanismos automáticos de análise e a alocação de recursos para o Programa Agro Legal, inclusive para aquisição de 400 (quatrocentos) notebooks e 300 (trezentos) tablets, que serão disponibilizados para as equipes da CATI/CDRS.

Além disso foi destacado o trabalho que a SAA está desenvolvendo no sentido de estabelecer maior clareza ao produtor sobre os procedimentos vigentes, por meio da instrumentos de orientação e divulgação.

Itamar fez ver aos ambientalistas que o Estado de São Paulo é muito responsável nas ações do agro em relação ao meio ambiente. Prova disso está nos números; enquanto São Paulo ampliou em 5% sua área verde conservada, o Brasil perdeu (em outros estados) milhares de hectares.

Ao final o Secretário dividiu  a ideia da Secretaria e do Estado de São Paulo realizar uma grande feira agro, após o mês de agosto de 2022, ideia muito bem recebida pelos convidados.

Por fim, Itamar presenteou Roberto, Marina e Beloyanis com um exemplar do caderno de normas técnicas do programa AGRO LEGAL e citou o slogan da SAA, deixando claro que o mesmo não é só uma frase bonita no papel – é real!

AGRO DE SÃO PAULO, FORTE, SUSTENTÁVEL E INOVADOR.