Cultura Caipira é tema de exposição no Sesc Bom retiro - Itamar Borges - Deputado Estadual

Cultura Caipira é tema de exposição no Sesc Bom retiro

image_pdfimage_print

 

O deputado Itamar Borges visitou, nesta quinta-feira, 28 de janeiro, a mostra Caipirismo, que reúne obras dos rio-pretenses, José Antônio da Silva e Jocelino Soares, dois consagrados e premiados artistas plásticos brasileiros, teve início em outubro, no Sesc Bom Retiro, localizado na Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo. A mostra, que tem como curador o santa-fé-sulense, Odécio Rossafa, fica em cartaz até 31 de janeiro.

 

O parlamentar foi recebido pelos artistas e pelo curador e também pela gerente-adjunta de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc-SP, Nilva Luz; a gerente-adjunta do Sesc Bom Retiro, Ana Luísa Sirota; o técnico de Artes Visuais, Michael Anielewicz, e toda equipe do Sesc Bom Retiro.

 

Para o deputado Itamar Borges, que apoio o projeto, é importante reconhecer o valor do caipirismo. “A cultura caipira deve ser valorizada e preservada. A culinária, música, tradições, hábitos e costumes do povo do campo fazem parte da nossa história e ajudaram a moldar a nossa identidade”, destaca o parlamentar.

 

O termo caipirismo faz referência a uma maneira de viver que foi aos poucos se agregando às transformações trazidas pelo crescimento e avanço das cidades, levando ao sertão novos conhecimentos, e costumes. José Antônio, Jocelino e Odécio têm em comum a vivência e muita história sobre a região de Rio Preto e se uniram para compartilhar suas experiências para aproximar as diferentes gerações e culturas.

 

Neste contexto, são apresentadas 25 obras de José Antônio da Silva e 22 trabalhos de Jocelino Soares. Estes conjuntos estabelecem um diálogo a partir de temas como o mundo rural, desmatamentos, chuvas, florais, colheitas, entre outros. São abordados também os encontros com as tradições, festas, religiosidades. Segundo Odécio Rossafa, a mostra foi pensada para sensibilizar o público e incentivá-lo a conhecer o caipirismo. “Pintada em suas belas cores, carregadas de saudades e lembranças da terra que, cada vez mais, se entranha no imaginário das pessoas por meio das danças e cantos em versos e prosas”, disse o curador.

 

O parlamentar que também é do interior paulista, apoiou a criação do projeto desde o início e acompanhou Odécio Rossafa em reunião com Danilo Miranda, diretor regional do Sesc-SP, em março último, onde foi apresentada a proposta para a criação da mostra Caipirismo.

 

Na ocasião o deputado Itamar foi também presenteado com o livro “A Moda é Viola – Ensaio do Cantar Caipira” do pesquisador e escritor Romildo Sant’Anna, que trás ilustrações do artista plástico Jocelino Soares. O livro é a maior obra caipira de música do Brasil, citada em 126 outras publicações.

 

A exposição é gratuita e pode ser vista virtualmente, pelo link: http://bit.ly/tourcaipirismo ou presencial, até o dia 31 de janeiro (terça a sexta, das 15h às 21h. Sábado, das 10h às 14h).

 

Compartilhar