
O deputado Itamar Borges participou nesta sexta-feira, 28/5, de audiência pública em Votuporanga para apresentação do estudo que prevê a criação da Aglomerado Urbano dos Grandes Lagos, que contempla as microrregiões de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul*. A reunião contou com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, do presidente da Alesp, Carlão Pignatari, do deputado federal Geninho Zuliani, dos secretários de Estado Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Rossieli Soares (Educação), Célia Parnes (Desenvolvimento Social) e Coronel Nyakas (Casa Militar) e de prefeitos dos municípios que farão parte da nova unidade regional.
Formado por 48 municípios e tendo como referências as cidades de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé, o Aglomerado vai agrupar uma população de quase meio milhão de pessoas, que juntas somam um PIB de R$ 13,5 bilhões.
“A criação do Aglomerado vai estimular o desenvolvimento integrado, com planejamento conjunto para a exploração das potencialidades de cada um desses municípios”, afirmou Itamar.
O anúncio feito em Votuporanga da criação da nova unidade regional vem na sequência do projeto que cria a Região Metropolitana de Rio Preto, enviado pelo governador João Doria à Alesp no início da semana. O Aglomerado Urbano dos Grandes Lagos também terá o mesmo destino. Depois da audiência desta sexta-feira, a proposta receberá agora sugestões aberta ao público pelo site audienciapublica@sdr.sp.gov.br. Depois disso, o governo do Estado conclui a proposta e encaminha o projeto para a Assembleia Legislativa.
“Votuporanga, Fernandópolis, Jales, Santa Fé vão se juntando com a Região Metropolitana de Rio Preto, possibilitando ainda mais união e integração para o crescimento de todos de forma uniforme”, enfatizou o deputado durante seu discurso na audiência.



