fbpx
  • Home
  • Deputado Itamar Borges vai apresentar emenda para incluir Olímpia na Região Metropolitana de Rio Preto

Deputado Itamar Borges vai apresentar emenda para incluir Olímpia na Região Metropolitana de Rio Preto

 

 

O deputado estadual Itamar Borges vai apresentar emenda para incluir Olímpia, referência nacional em turismo, entre os municípios que farão parte da Região Metropolitana de Rio Preto. A decisão de inserir Olímpia foi tomada em comum acordo com o governador João Doria, que veio a Rio Preto nesta terça-feira, 18/5, para anunciar que o projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

“Em que pese pertencer a outra região administrativa, Olímpia está muito integrada também a Rio Preto. Sua inserção na Região Metropolitana é fundamental para consolidar essa mesma região como polo turístico, uma vez que Olímpia, com seus parques aquáticos, é referência nacional no setor”, explica Itamar.

“A proposta do governo não contempla Olímpia, mas em conversa com o governador, o prefeito Edinho Araújo, o deputado federal Geninho Zuliani, que já foi prefeito de Olímpia, e o presidente da Alesp, Carlão Pignatari, chegamos a acordo para apresentação de nossa emenda”, acrescenta o deputado.

Com a inclusão de Olímpia, a Região Metropolitana de Rio Preto vai abranger 36 municípios: Adolfo, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

Prefeitos e representantes dessas e de outras cidades da região vieram a Rio Preto acompanhar o anúncio de Doria. Também acompanharam o governador os secretários Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Flávio Amary (Habitação), além dos deputados Carlão e Geninho. Todos recepcionados pelo prefeito Edinho.

“A criação da Região Metropolitana contempla reivindicação regional de mais de 30 anos. Uma vez instalada, vai acelerar o progresso dos municípios que a formam, permitindo um crescimento e qualidade de vida mais igualitários a todos eles. Com a Região Metropolitana, obras e serviços públicos passarão a ser planejados e executados levando em conta necessidades e interesses conjuntos e não mais de maneira isolada”, diz o deputado.

A Região Metropolitana de Rio Preto prevê a criação de fundo formado por Estado e municípios para o financiamento de projetos em comum nos mais variados setores, como transporte público, saneamento e saúde.

 

 

Recuperação de vicinais e construção de casas

Em Rio Preto, Itamar também acompanhou o governador durante a autorização das obras de recuperação de nove estradas vicinais da região, por meio do Programa Novas Estradas Vicinais, que terão investimentos de R$ 114,7 milhões. Doria também anunciou o início das obras de 207 lotes de empreendimento da CDHU nos municípios de Bady Bassitt, Bálsamo, Cosmorama e José Bonifácio.
“São conquistas para as quais trabalhamos muito para que se realizassem, com a frequente interlocução política entre os prefeitos beneficiados, o governador, o vice-governador Rodrigo Garcia, secretários e suas equipes”, completou o deputado.