fbpx
  • Home
  • FACESP e Frente Parlamentar do Empreendedorismo em parceria pelas MPEs

FACESP e Frente Parlamentar do Empreendedorismo em parceria pelas MPEs

O coordenador da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Guerra Fiscal, deputado Itamar Borges, reuniu-se com o Dr. Rogério Amato, presidente da FACESP- Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, e com o superintendente Dr. Natanael Miranda dos Anjos, para discutir a pauta de atividades da Frente Parlamentar e convidar a FACESP, para assinar um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de colaborar diretamente com a estruturação da Secretaria Executiva da Frente Parlamentar dispondo um consultor para integrar a equipe técnica que está sendo constituída, e já conta com a parceria do SESCON-SP e do SEBRAE-SP.

Rogério Amato concordou com a iniciativa e reforçou a importância dessa cooperação, uma vez que a missão das Associações Comerciais vai ao encontro dos objetivos da Frente do Empreendedorismo, que é o de simplificar a burocracia, reduzir impostos, estimular a inovação nas pequenas empresas, capacitar para o empreendedorismo, facilitar o acesso ao crédito e outras políticas públicas voltadas à competitividade das empresas paulistas.

O presidente manifestou ainda a preocupação com o processo de desindustrialização que vem ocorrendo no setor produtivo nacional nas últimas décadas e que poderá deixar o País refém de tecnologias importadas.

O Deputado Itamar Borges ressaltou a importância da mobilização e lembrou que o Governo do Estado demonstrou sensibilidade a essas bandeiras ao anunciar 11 medidas de apoio ao empreendedorismo, na última semana.

Entre as ações do Governo estão o lançamento do Portal e Cartão Via Rápida Empresa; assinatura de mensagem para envio de projeto de lei para autorização da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP); assinatura do Protocolo de Intenção para adesão da Prefeitura Municipal de São Paulo no Sistema Integrado de Licenciamento; assinatura do Termo de Funcionamento para ampliação do Escritório Regional da JUCESP na Associação Comercial; assinatura de Protocolo de Intenção com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para oferecimento de cursos gratuitos para Médias e Pequenas Empresas (MPE);  Criação de Fundo de Investimento da Inovação (Nossa Caixa Desenvolvimento); ampliação dos Recursos para Inovação Tecnológica para a pequena Empresa (Programa FAPES e FINEP); financiamento para MPEs fornecedoras do Governo do Estado de São Paulo; ampliação da Atuação do Fundo de Aval para empréstimo à MPEs; suplementação de R$ 50 milhões para o Banco do Povo e assinatura do Decreto de Criação da Subsecretaria de Empreendedorismo e MPE.

O Secretário da Educação constituiu um Grupo de Trabalho para elaborar o “Plano Estadual de Educação Empreendedora” e já anunciou o início do programa nas escolas de tempo integral de ensino médio, já no próximo semestre.

“Estamos no caminho certo. É preciso envolver todas as entidades desse segmento para que possamos juntos promover ações empreendedoras e subsidiar os micro e pequenos empresários do nosso Estado bem como possibilitar vida longa a essas empresas que, sem suporte, ficam fadadas a fechar suas portas em muito pouco tempo” encerrou o deputado Itamar Borges.

Assessoria de Imprensa

leave a comment