fbpx
  • Home
  • Frente Parlamentar faz gestão para suprir necessidade da falta de remédios a transplantados

Frente Parlamentar faz gestão para suprir necessidade da falta de remédios a transplantados

 

Diante da notícia divulgada pelo Jornal Nacional nesta quinta-feira, 16 de novembro, da falta de remédios para transplantados, o presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Itamar Borges (PMDB), solicita providências no Ministério da Saúde e gestão da secretaria Estadual de Saúde, junto ao Ministério, para suprir a falta dos medicamentos.

 

Em que pese seja um tema de competência federal, a Frente Parlamentar reforça a preocupação e o pedido junto ao Ministério para que tome as providências.

 

Segundo a notícia, a Associação Brasileira de Transplantados lançou um alerta para a falta de pelo menos um dos três medicamentos principais contra rejeição de órgãos.

 

A Associação fez, esta semana, um levantamento com pacientes de todo o país e descobriu que em sete estados há falta de pelo menos um dos três medicamentos principais contra rejeição, o micofenolato, o tacrolimo e o everolimo. Só no estado de São Paulo, vivem 40% dos transplantados.

 

Deputado Itamar Borges está cobrando providências do Ministério, bem como a Secretaria Estadual de Saúde, e pedindo atenção para que a necessidade dos medicamentos seja suprida. “Estamos fazendo gestão, cobrando uma atenção maior para que esses medicamentos cheguem a todos os pacientes que precisam”, disse.

 

O secretário-adjunto de estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, mostrou os alertas feitos ao ministério.

 

Na oportunidade, o nefrologista, Dr. José Medina Pestana, um dos maiores transportadores de rins do mundo, também registrou sua preocupação.

 

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment