fbpx
  • Home
  • GRANDE CONQUISTA: GOVERNO ANUNCIA AUMENTO DA ALÍQUOTA DE IMPORTAÇÃO DA BORRACHA NATURAL

GRANDE CONQUISTA: GOVERNO ANUNCIA AUMENTO DA ALÍQUOTA DE IMPORTAÇÃO DA BORRACHA NATURAL

Deputado Itamar Borges, presidente da SP-AGRO, comemora o atendimento do pleito que visa fortalecer a produção nacional

Recentemente, o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO) e da Comissão de Atividades Econômicas da Alesp, deputado Itamar Borges, acompanhado do prefeito Edinho Araújo, esteve com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, para tratar desse assunto.

 

“Fico feliz em saber que o Governo Federal anunciou o aumento da alíquota de importação da borracha natural. Uma importante medida que visa fortalecer a cadeia produtiva nacional e valorizar a atividade em nosso país.  Agradeço a todos que trabalharam por esta importante iniciativa”, celebra o deputado Itamar.

 

O setor enfrenta dificuldades e perda de competitividade frente aos produtos importados, pois, devido à baixa alíquota de importação, a borracha natural vinda de outros países era comprada a preços inferiores aos praticados no Brasil.

 

Ao comentar a elevação da alíquota, que passará de 3,2% para 10,8%, o parlamentar destaca ainda que a heveicultura é uma das principais atividades da sua região. “Rio Preto é conhecida como a capital da borracha e São Paulo é o maior produtor nacional de borracha natural, além de ser o único estado da federação que reúne todos os elos da cadeia: produtores, beneficiadoras e pneumáticas”, fala Itamar Borges.

 

“Com o aumento da taxação, a indústria voltará a comprar dos produtores brasileiros, fortalecendo a cadeia produtiva nacional e contribuindo com a geração de emprego e renda”, afirma Itamar, ao renovar o compromisso com o setor. “Os desafios continuam, mas o agro pode sempre contar com nosso trabalho”, finaliza.

 

O anúncio foi realizado na reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Camex, realizada nesta terça-feira (15/08), e será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.