O deputado Itamar Borges, presidente da Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa e membro da Frente Parlamentar da Mineiração, esteve na FIESP nesta segunda-feira, 08 de junho, para participar da reunião plenária do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic).
A reunião, conduzida pelo diretor titular do departamento, Carlos Eduardo Auricchio, contou com três apresentações técnicas que ressaltaram indicadores econômicos da cadeia produtiva da construção, a produtividade na construção civil brasileira e perspectivas para o setor da construção pesada e para a venda de máquinas de construção.
A economista Andrea Bandeira, mostrou uma pesquisa feita com 39 países e falou sobre a importância da produtividade no setor da construção civil, que cresce em ritmo mais lento do que em outros países em desenvolvimento, como a China e a índia.
Fernando Garcia, da Ex-Ante, Assessoria Econômica, fez um panorama sobre os indicadores da construção civil, que emprega mais de 12 milhões de pessoas no país.
O vice-presidente da Sobretema, Mário Humberto Marques apresentou o cenário atual do setor da construção pesada, as licitações e obras em andamento e projetos que deverão ser iniciados nos próximos anos.
Marques também destacou a importância do aumento do nível da confiança dos investidores na recuperação econômica do país. “O Brasil já enfrentou crises mais graves, como nas décadas de 80 e 90. Precisamos recuperar a confiança, investir, fazer o país crescer”, afirmou.
Segundo o diretor do Deconcic, Carlos Eduardo Auricchio, o setor busca previsibilidade para retomar o nível de confiança. “Com a previsibilidade, os investimentos privados voltam a crescer e a economia também”, ressaltou.
Opinião compartilhada também pelo deputado Itamar Borges, que se colocou a disposição do setor para integrar ações na Assembleia Legislativa e fazer a interlocução com os governos do Estado e Federal. “A economia brasileira passa por um momento de transição. Precisamos buscar essa sinergia entre empresários, representantes do poder público e a sociedade como um todo para retomar a rota do crescimento”, finalizou o parlamentar.
O Deconcic reúne mais de 100 entidades da cadeia produtiva em todos os seus elos. Em conjunto com as entidades representativas, o departamento busca apresentar uma agenda propositiva nas áreas de desenvolvimento urbano e infraestrutura econômica, temas considerados prioritários para o crescimento do setor e da economia brasileira.
Assessoria de Imprensa