fbpx
  • Home
  • Investimentos para o Turismo Paulista

Investimentos para o Turismo Paulista

 

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 05 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, o Governo de São Paulo assinou 146 convênios no valor de R$ 120 milhões para financiar obras em 85 municípios. Os recursos são oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

 

O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Itamar Borges participou do evento, juntamente com o governador João Doria, os secretários de Turismo, Vinicius Lummertz, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o presidente da Desenvolve SP, Nelson de Souza, além de prefeitos, vice-prefeitos, deputados, entre outras autoridades.

 

Itamar Borges destaca a iniciativa e o importante papel do Turismo como vetor de desenvolvimento social e econômico. “São Paulo é um dos estados mais visitados do país, com grande potencial no turismo corporativo como também no turismo de lazer. O turismo gera emprego e renda, movimenta a economia local. Precisamos investir. Apoiar o turismo é uma das alternativas para o país sair da crise”, frisa o parlamentar, que é grande apoiador do setor e coautor da Lei que criou os Municípios de Interesse Turísticos – MIT.

 

30 Estâncias e 55 Municípios de Interesse Turísticos receberão recursos para investir exclusivamente no desenvolvimento do turismo, em programas de programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos. Obras como implantação de parque urbano, sinalização turística, revitalização de museu, ampliação de complexo aquático e construção de jardim botânico são alguns dos objetos dos convênios assinados.

 

Os  85 municípios que assinaram convênio foram: Águas de Lindoia, Águas de Santa Bárbara, Águas de São Pedro, Altinópolis, Analândia, Aparecida, Apiaí, Araraquara, Areias, Barretos, Bertioga, Bofete, Boituva, Brotas, Buritama, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Cananéia, Caraguatatuba, Cesário Lange, Cunha, Embu das Artes, Fernandópolis, Guarujá, Holambra, Ibirá, Ibitinga, Igaratá, Ilha Comprida, Iporanga, Itaoca, Itápolis, Itapura, Itararé, Itatiba, Ituverava, Jacareí, Jales, Jundiaí, Lençóis Paulista, Limeira, Mairiporã, Martinópolis, Mendonça, Mineiros do Tietê, Miracatu, Monte Alegre do Sul, Monte Alto, Monteiro Lobato, Nazaré Paulista, Novo Horizonte, Nuporanga, Olímpia, Orlândia, Ouroeste, Paraibuna, Pardinho, Paulo de Faria, Pedrinhas Paulista, Peruíbe, Piraju, Piratininga, Poá, Ribeirão Pires, Rosana, Sabino, Sales, Salesópolis, Santa Branca, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Antônio do Pinhal, Santos, São José do Rio Pardo, São Luiz do Paraitinga, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sertãozinho, Sete Barras, Sud Mennucci, Tambaú, Tatuí, Torrinha, Tupã, Ubarana e Ubatuba.

 

Programa de Crédito Turístico

 

Além dos convênios, durante a cerimônia foi apresentado o Programa de Crédito Turístico, uma iniciativa da Desenvolve SP e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em parceria com o BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que tem como objetivo viabilizar o acesso ao crédito de empresas e municípios.

 

Atração de investimentos

 

O Governo do Estado anunciou ainda a contratação da Investe SP para realizar um plano de atração de investimentos para o turismo paulista. Trata-se de um contrato baseado em objetivos estratégicos, que tem como escopo a prospecção de regiões e suas oportunidades na área de turismo e posterior captação de investimentos da iniciativa privada.

 

Confira AQUI Relação dos Convênios.