fbpx
  • Home
  • Planejamento da mineração no Estado de São Paulo é pauta de encontro na Assembleia Legislativa

Planejamento da mineração no Estado de São Paulo é pauta de encontro na Assembleia Legislativa

Nesta terça-feira, 24 de outubro, o deputado Itamar Borges (PMDB) participou da reunião conjunta da Frente Parlamentar da Mineração e do Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração da FIESP (Comin).

 

O encontro teve como pauta o planejamento da mineração no Estado de São Paulo e contou uma apresentação do presidente da ANEPAC, Fernando Valverde, sobre o tema.

 

O presidente do Comin, Eduardo Rodrigues Machado Luz, o planejamento é um dos gargalos do setor. “O poder público precisa olhar com atenção para o setor. O trabalho da Frente parlamentar da Mineração é muito importante neste sentido, pois mantém esse canal de diálogo aberto”, afirmou.

 

A opinião foi compartilhada pelo presidente do Deconcic, Carlos Auricchio. “A mineração paulista está no mesmo nível da europeia. Em maquinário, processos, tudo. Precisamos somente evoluir na questão do planejamento de médio e longo prazo”, ressaltou.

 

O deputado Itamar Borges lembrou que em 2014 o setor enfrentava a escassez de materiais e não conseguia suprir a demanda do mercado. “Vivemos um momento de retomada econômica e não podemos nos descuidar e deixar que o setor volte a enfrentar os mesmos problemas. Por isso o Plano Estadual de Mineração é tão importante, tivemos a experiência no Vale do Paraíba, que precisa ser estendida para todo o Estado, protegendo as reservas minerais e organizando o desenvolvimento urbano”, complementou o parlamentar, vice-presidente da Frente Parlamentar da Mineração.

 

Itamar também falou sobre a atuação da Frente Parlamentar da Indústria da Construção (FPIC), que preside na ALESP e tem o Deconcic na Secretaria Executiva. “Estamos realizando reuniões com secretários municipais, cobrando do Governo a volta dos investimentos, com o início de novas obras de infraestrutura, investimentos internacionais, entre outros pontos da pauta do setor”, finalizou.

 

O evento foi conduzido pelo coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, deputado Roberto Morais;  e o diretor do Comin, Eduardo Rodrigues Machado Luz; e contou com a presença dos deputados João Caramez, criador da Frente da Mineração, Edson Giriboni, Estevam Galvão; o subsecretário de Mineração da Secretaria de energia e Mineração; o superintendente do CPRM, Lauro Gracindo Pizzatto; o diretor da Aspacer, Almir Guilherme; presidente do SINDPEDRA, Antero Saraiva Junior; presidente do SNIC, Paulo Camilo Pena; o vice-presidente do IBRAM, Luis Eulálio Terra; presidente da APEMI, Eno Osmi de Mello; o diretor da CETESB, Geraldo Amaral, representando o secretário de Meio Ambiente.

 

Assessoria de Imprensa

leave a comment