fbpx
  • Home
  • Rodrigo Garcia e Itamar Borges entregam, em Viradouro, mais uma etapa do Programa Rotas Rurais

Rodrigo Garcia e Itamar Borges entregam, em Viradouro, mais uma etapa do Programa Rotas Rurais

O Vice-Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, esteve neste sábado, 05, em Viradouro, acompanhado do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, e do Secretário Executivo, Francisco Matturro, para entrega do mapeamento do Programa Rotas Rurais no município e assinatura da ordem de serviço para obras do Programa Melhor Caminho. Os atos foram realizados em evento na Creche Escola ‘Valéria Batista Marques’, no Jardim Maria Luiza, inaugurada por Garcia, na ocasião.

Rodrigo e Itamar entregaram ao prefeito, Cal Ribeiro, um mapa físico impresso e as informações digitais (QR Code) produzidos pelo Rotas Rurais. No total, 535 propriedades foram geolocalizadas em Viradouro. O Secretário de Agricultura anunciou também, em sua fala, que será liberada a entrega de camionete do Programa Segurança no Campo ao município, equipadas e preparadas para atuar na ronda rural.

O Vice-Governador apontou as importantes ações do Estado na área da agricultura sob a gestão de Itamar e Matturro, e deu ênfase, mais uma vez, ao mapeamento rural desenvolvido pela SAA.

“O Rotas Rurais insere os pequenos produtores na questão comercial do mundo inteiro”, destacou Garcia. “Em julho será concluído o mapeamento em todo Estado”, assegurou.

“O Rotas Rurais é inclusão produtiva e inclusão comercial. Segurança mais rápido, saúde mais rápido e cidadania”, realçou Itamar.

O Rotas Rurais impulsionará as atividades econômicas da região e proporcionará melhor qualidade de vida para produtores e moradores de áreas rurais, por facilitar o acesso às propriedades e aos serviços de emergência e o deslocamento de pessoas, produção e insumos. Uma plataforma de acesso remoto disponibiliza endereços codificados, mapas logísticos e roteadores interativos, que permitem rápida localização da porteira de cada propriedade rural, assim como as rotas de acesso.

Já o Programa Melhor Caminho promove o desenvolvimento da zona rural, facilitando o escoamento da produção agropecuária. As obras, voltadas à recuperação e conservação das estradas rurais, contribuem ainda para minimizar a erosão do solo e o assoreamento dos rios.

No evento, Rodrigo assinou, ainda, autorização de verbas para melhorias de escolas da região e obras de infraestrutura urbana.

Estiveram presentes o Deputado Estadual Rafael Silva, o Deputado Federal Ricardo Silva, a primeira-dama de Viradouro, Teresa Nakamura, e o vice-prefeito, Vadinho Mantelli, secretários municipais, vereadores e prefeitos da região, além da diretora da Creche Escola inaugurada.