fbpx
  • Home
  • Secretário de Agricultura visita o Instituto Biológico e participa da celebração de seus 94 anos

Secretário de Agricultura visita o Instituto Biológico e participa da celebração de seus 94 anos

 

 

No começo da tarde desse domingo, 21, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, participou da 20ª Edição do Instituto Biológico de Portas Abertas, realizada em comemoração aos 94 anos do órgão ligado à Secretaria. O líder da Pasta foi recebido na Sede do IB, na Vila Mariana, na capital paulista, pela diretora-geral do Instituto, Ana Eugênia de Carvalho Campos, e pelo coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Sergio Tutui. Neste mês de novembro, também é aniversário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que celebra 130 anos!

 

No evento gratuito e aberto, Itamar teve a oportunidade de, junto ao público, conhecer algumas atrações da Instituição, como o cafezal urbano e o Planeta Inseto.

 

 

Considerado um dos maiores do mundo, o cafezal urbano do IB possui cerca de 2 mil pés de café distribuídos em uma área de 10 mil m2. Atualmente, o espaço se presta à condução de estudos relacionados a pragas e doenças da cafeicultura e é utilizado em atividades de educação ambiental e divulgação científica. Já o Planeta Inseto, exposição permanente do Museu do Instituto, visa mostrar a importância dos insetos para o meio ambiente e sua participação no dia a dia das pessoas. Nesse que é o único zoológico de insetos do Brasil, os visitantes podem ver, por exemplo, abelhas produzindo mel, formigas trabalhando em equipe, cupins reciclando matéria orgânica e o bicho-pau se escondendo entre galhos de árvores.

 

“Ficamos muito felizes em fazer esse evento e em abrir as nossas portas para todos”, disse a diretora. Ana Eugênia contou ao público um pouco da ação e das pesquisas do Instituto. “Tudo que você come, no seu prato, passa pelo IB”, mencionou.

 

“O IB faz parte da vida da comunidade”, pontuou Itamar. “Nada melhor que comemorar esse aniversário junto com todos vocês”, disse aos presentes.

 

Em sua fala, o secretário ressaltou a relevância do IB, considerado estratégico para que o agro paulista e brasileiro ganhe e mantenha seus produtos nos principais mercados consumidores do mundo.

 

O Instituto é referência em pesquisas nas áreas de sanidade animal e vegetal, proteção ambiental e pragas urbanas. Além do desenvolvimento científico, presta serviços ao setor agropecuário, com mais de 200 mil diagnósticos laboratoriais sendo realizados por ano. Sua fundação, em 1927, atendeu a um desejo dos produtores rurais paulistas para que fosse criado um órgão que cuidasse da sanidade do café, maior riqueza do Estado na época.

 

 

Itamar participou ainda do plantio de uma muda de Ipê branco no jardim do IB e descerrou a placa que demarca o 94º aniversário do Instituto e simboliza a pujança da pesquisa científica desenvolvida por ele.

 

O IB de Portas Abertas foi realizado pelos pesquisadores e servidores da casa, em conjunto com a comunidade, por meio do jornal Pedaço da Vila, Feira do Bem e Associação dos Moradores da Vila Mariana e da República da Vila Mariana.