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Deputado Itamar participa de reunião em que Rumo apresenta traçado final do Contorno Ferroviário em Rio Preto

 

 

O deputado Itamar Borges participou nesta quinta-feira, 6 de agosto, da reunião em que a Rumo, empresa concessionária da malha paulista, apresentou o traçado final do contorno ferroviário de São José do Rio Preto.
A obra terá 52 km extensão, com faixa de domínio de 40 metros para cada lado da via, com aproximadamente 25 obras de arte, sendo 20 viadutos ferroviários e cinco pontes. Serão três anos de obras com previsão de início para o 1º trimestre de 2023 e término no 1º trimestre de 2026.

 

“É uma obra que vai promover novo salto de desenvolvimento para Rio Preto e região durante sua execução e depois de sua conclusão, com os investimentos e os empregos que vai proporcionar. Como disse o prefeito Edinho Araújo, estamos diante do progresso, da mudança que irá transformar a nossa realidade”, disse o deputado, que parabenizou o trabalho do prefeito.“O Edinho, como deputado, foi o pai da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná e, agora, como prefeito, tem o privilégio de conquistar o contorno ferroviário para São José do Rio Preto”, afirmou Itamar.

 

 

Serão investidos aproximadamente R$ 500 milhões para a obra do contorno ferroviário ao longo dos próximos anos, na região de Rio Preto. Cerca de 500 empregos diretos e indiretos deverão ser gerados com o início das obras, podendo chegar a 1 mil postos no pico dos trabalhos.

 

Em setembro de 2019, a Rumo protocolou junto à Cetesb o pedido de licença ambiental para início das obras do contorno ferroviário. A estimativa da empresa é que a licença seja obtida até setembro de 2022.
Atualmente em Rio Preto, a malha férrea tem extensão aproximada de 15 quilômetros, em diversos pontos a ferrovia e as avenidas se cruzam atrapalhando o trânsito no local. Com o contorno ferroviário será possível desviar os trens do centro da cidade.

 

Segundo informações da Rumo, o novo traçado ficará distante no mínimo 10 quilômetros do território urbano, ou seja, bem longe das rodovias e das avenidas da cidade. Com isso poderemos transitar com nossas composições a uma velocidade máxima de até 80km/h, quase o triplo do permitido atualmente no trecho urbano. Esse crescimento irá possibilitar maior escoamento da produção, aumentando das atuais 35 milhões de toneladas para 75 milhões de toneladas por ano.

 

O contrato de prorrogação da concessão da malha ferroviária paulista, que venceria em 2028, foi renovado de forma antecipada no final de maio por mais 30 anos.

 

Além do prefeito Edinho Araújo, que foi anfitrião da reunião, também participaram do encontro os prefeitos André Ricardo Vieira (Mirassol), Luiz Antonio Tobardini (Bady Bassitt), Paulo Ricardo Beolchi de Lucas (Cedral) e Vandil Baptista Casemiro (Nova Aliança). O vereador Paulo Pauléra representou a Câmara de Rio Preto. Pela Rumo, estavam presentes Rodrigo Verardino De Stéfani e Marcelo Rodrigues (Relações Governamentais), além de Ray William Morais Ferraz (especialista em Engenharia).