fbpx
  • Home
  • O cooperativismo transformando Rio Preto em uma cidade mais justa e sustentável

O cooperativismo transformando Rio Preto em uma cidade mais justa e sustentável

O cooperativismo exerce um papel importante dentro das políticas públicas em Rio Preto. Na manhã desta terça-feira o deputado Itamar Borges visitou a Coopão, a Cooperlagos e ARES.
Cooperativa de Panificação, que surgiu há 22 anos dentro do Fundo Municipal de Solidariedade sob a gestão da primeira-dama Maria Elza, a cooperativa hoje possui sede própria na Santa Cruz. Além de fonte de renda para os cooperados, a Coopão organiza cursos nas áreas de panificação e confeitaria para qualificação de mão de obra.
A Cooperlagos (Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis), também criada durante o primeiro governo de Edinho, é uma das mais bem-sucedidas experiências do gênero na cidade pelo caráter social, educativo e ambiental que consegue agregar em um mesmo ambiente. Atualmente, são quase 70 cooperados.
O parlamentar também esteve na ARES (Associação Riopretense de Educação e Saúde), entidade que existe há 42 anos. A ARES, que fundou e administrou a Cooperlagos até a cooperativa atingir sua autonomia, continua voltada para a promoção de pessoas em situação de vulnerabilidade social, incentivando a formação de cooperativas, entre as quais uma nova de reciclagem em processo de formação com 17 pessoas, e outra de limpeza pós-obras, formada por mulheres
A ARES, a Cooperlagos e a Copão são parcialmente subsidiadas pela Prefeitura, por meio de convênios com a Secretaria Municipal de Trabalho e do Emprego, dirigida pelo amigo Rodrigo, a de Meio Ambiente, pela amiga Kátia. “Parabéns às cooperativas, ARES e Prefeitura pelo trabalho que desenvolvem na promoção social e geração de renda. Como deputado de Rio Preto, me coloquei à disposição para ajudar no que for preciso. Podem contar comigo!”, disse Itamar.