fbpx
  • Home
  • CONSEGUIMOS! Mais municípios paulistas conquistam a classificação de Interesse Turístico

CONSEGUIMOS! Mais municípios paulistas conquistam a classificação de Interesse Turístico

Em mais uma grande conquista para o turismo paulista, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (27) a ampliação do programa que reconhece Municípios de Interesse Turístico (MITs). Com a aprovação, dezenas de novas cidades passam a contar com essa importante classificação, que garante recursos anuais do Governo do Estado para investir em infraestrutura, preservação ambiental, valorização cultural e no fortalecimento do turismo local.

O deputado estadual Itamar Borges foi coautor da lei conjunta que possibilitou a transformação dos 70 novos municípios em MITs. Além disso, é autor das leis que tornaram 18 dessas cidades reconhecidas individualmente: Andradina, Arealva, Bariri, Borborema, Capão Bonito, Cássia dos Coqueiros, Castilho, Catanduva, Colina, Colômbia, Guaraci, Penápolis, Santa Rita d’Oeste, Santo Antônio do Aracanguá, Tabapuã, Taquaritinga, Uru e Zacarias.

“Sou coautor da lei que criou os MITs há 10 anos e fico muito feliz em ver os resultados desta iniciativa que tanto transforma as nossas cidades. Ao longo dessa década, centenas de municípios receberam recursos para obras, projetos e ações que fortaleceram o turismo, a cultura local e a economia regional. Agora, com essa nova conquista, conseguimos avançar ainda mais, levando desenvolvimento e oportunidades para todo o Estado”, destacou Itamar Borges.

O parlamentar também ressaltou a importância da união política que possibilitou a aprovação:
“É fundamental reconhecer que essa conquista só foi possível pela boa vontade e sensibilidade do governador Tarcísio de Freitas, que atendeu ao pedido do secretário de Turismo Roberto de Lucena, e pelo apoio do presidente da Alesp, André do Prado, representando os 94 deputados estaduais que estiveram envolvidos nesse trabalho coletivo.”

 

10 anos da lei dos MITs

Criada em 2015, a Lei Complementar nº 1.261 deu origem ao programa que se tornou um marco no fortalecimento do turismo paulista. Os municípios classificados como MITs recebem recursos anuais para:

Infraestrutura turística: urbanização, serviços, equipamentos e obras;

Preservação ambiental e cultural: proteção do patrimônio e incentivo à cultura local;

Geração de emprego e renda: fortalecendo a economia regional e criando novas oportunidades.

 

Turismo em expansão

Os resultados são expressivos: no primeiro semestre de 2025, São Paulo registrou aumento de 24% na circulação de turistas em comparação com o mesmo período de 2024. A expectativa é que até o final do ano o Estado receba 51 milhões de visitantes, movimentando cerca de R$ 340 bilhões.

“O turismo, quando bem planejado, transforma realidades, gera desenvolvimento e fortalece regiões. Conseguimos, juntos, dar mais esse passo importante para São Paulo”, concluiu Itamar Borges.