fbpx
  • Home
  • FAPESP anuncia recursos para novos projetos de pesquisa com relevância social e econômica.

FAPESP anuncia recursos para novos projetos de pesquisa com relevância social e econômica.

 

 

 

Novos recursos para pesquisa em saúde, eficiência energética, agricultura e abastecimento, manufatura e materiais avançados, cidades inteligentes e segurança pública, meio ambiente e sustentabilidade, cultura e economia criativa e esportes foram anunciados ontem pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp.

 

Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP) deverão envolver pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa paulistas, pesquisadores e gestores de órgãos do governo estadual e de municípios, além de empresas e organizações não governamentais (ONGs), em projetos colaborativos de impacto social ou econômico.

 

O anúncio do edital foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, na presença do governador João Doria; da secretária de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen; do senador Izalci Lucas, do deputado Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, e do deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

 

Itamar Borges que assumirá a Secretaria Estadual da Agricultura na próxima semana, comemorou a medida “Tanto nas Frentes Parlamentares, como na Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia, valorizamos muito os esforços do Estado, em especial da FAPESP, das Universidades e Institutos de Pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias, que impactem diretamente o cidadão paulista. As competências científicas e industriais de SP estão sendo determinantes para enfrentamento da pandemia. Medidas como essa devem ser colocadas em prática com urgência, e para isso também conclamamos a participação da iniciativa privada”, resumiu o parlamentar.

 

“São Paulo é a força que conduz a economia do Brasil. E o maior investimento em ciência do país está em São Paulo”, sublinhou o governador. Patrícia Ellen afirmou que, desde o lançamento do primeiro edital Ciência para Desenvolvimento, em dezembro de 2019, está comprovado que é possível “fazer gestão baseada na ciência, em dados e em evidências”.

 

O presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago e Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP, detalharam as áreas e os temas de pesquisa que deverão pautar os projetos, que podem ser submetidos à FAPESP até 24 de setembro de 2021.

 

Mais informações sobre a chamada em: https://fapesp.br/14897.