fbpx
  • Home
  • Frente Parlamentar do Empreendedorismo realiza reunião no Palácio dos Bandeirantes sobre Compras Públicas

Frente Parlamentar do Empreendedorismo realiza reunião no Palácio dos Bandeirantes sobre Compras Públicas

 

Importante audiência da FREPEM, liderada pelo deputado Itamar Borges, ocorreu na tarde de hoje, 29 de agosto, com Leonardo Sultani, Secretário Executivo de Gestão e Governo Digital, e Renato Ribeiro Fenili, Subsecretário de Gestão, que fazem parte da equipe do Secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.

 

 

A audiência teve o objetivo de conhecer as diretrizes da Secretaria, que foi criada no início do governo de Tarcísio de Freitas, para coordenar a gestão dos mais de 80 órgãos do Estado. É uma estrutura inovadora, baseada na simplificação, informatização e digitalização da máquina pública, com o objetivo de aumentar a eficiência e melhorar os resultados das políticas públicas.

 

 

Entidades que apoiam a FREPEM manifestaram a disponibilidade de colaborar com o governo, especialmente na política de compras públicas e na implantação da Lei 16.928, de 16 de janeiro de 2019, que determina que nas contratações públicas da Administração Estadual deverá ser concedido tratamento diferenciado, favorecido e simplificado às microempresas e empresas de pequeno porte, visando a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito regional, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica.

 

 

Itamar Borges ressaltou a importância da ampliação da política estadual que estimule as pequenas empresas a venderem mais para o governo, criando novos mercados e impulsionando a economia local. Nesse sentido, colocou a Frente Parlamentar à disposição para colaborar na revisão da legislação estadual. É necessária a regulamentação de alguns artigos da Lei, além da revisão e ampliação de escopo de outros artigos, para aumentar sua efetividade e se adequar à nova Lei Federal de Licitações 14.133 de 2021, que entra em vigor em 29/12/2023.

 

Além disso, foi proposta uma parceria entre as entidades que apoiam a Frente Parlamentar, como o Sebrae-SP, com o Governo do Estado para capacitar os fornecedores de serviços, produtos e insumos, visando aprimorar a qualidade e a competitividade dessas empresas. O Sebrae já oferece cursos sobre aspectos envolvidos nesse processo, como: os princípios básicos da licitação, garantias, normas técnicas, inovação e qualidade dos produtos e serviços a serem oferecidos, aumento de escala de produção, associativismo e cooperativismo, crédito para produção, entre outros conteúdos.

 

O Secretário Executivo, Leonardo Sultani, anunciou que o governo está preparando o lançamento de uma grande plataforma “marketplace”, onde compradores e vendedores poderão fazer negócios, funcionando como um shopping virtual. Nesse sentido, haverá um grande programa de treinamento e capacitação dos compradores públicos e dos fornecedores, que poderão realizar negócios com o governo a partir de um celular, sem burocracia e com garantia de recebimento.

 

Também participaram da reunião Jorge Luiz Gonçalves Segeti, vice-presidente do SESCON/SP; Lizzie Trivelato, Gerente de Políticas Públicas do Sebrae-SP; Felipe Campos, consultor em Políticas Públicas; Ricardo Saboya da OCESP/SESCOOP; Roberto Baccarat, diretor executivo do Instituto de Compras Governamentais; Kelly Cristina, Consultora da Assessoria Econômica; Nick Smaylle, Assessor de Relações Governamentais da Fecomércio-SP; e Silvério Crestana, consultor da FREPEM.